sexta-feira, 28 de maio de 2010
Atividade Pedagógica para o 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Antônio Garcez Novaes
Plano de Aula
Conteúdos: As transformações no espaço geográfico, Cartografia, Localização Espacial e Problemas Urbanos.
Série: 2º série do Ensino Médio
Tempo estimado: 6 aulas
Material necessário: Caderneta de anotações, Caneta, lápis de cor, mapa do entorno da escola, imagem de satélite do entorno da escola, computador com acesso à internet, Programa Google Earth e Máquina Fotográfica
Objetivo Geral:
O objetivo do trabalho é mostrar que os problemas urbanos estão presentes em todas as cidades e em todas as formas, só que de maneira diferente em cada região, com maior ou menor intensidade.
Objetivos específicos:
• Compreender as transformações Urbano-Sociais ocorridas no entorno da escola
• Desenvolver a noção espacial e a representação cartográfica.
• Observar os problemas urbanos presentes na região do colégio e também na localidade onde oa alunos moram.
Desenvolvimento:
1º momento: Verificar o conhecimento prévio dos alunos quanto às transformações ocorridas ao redor da escola e o que os mesmos observam no trajeto casa-escola. Dividir a sala de aula em grupos a fim de analisar quarteirões diferentes ao redor do colégio. Essa análise deve conter informações sobre as condições das ruas ( por exemplo se há buracos, se há galerias pluviais), se as condições dos meio-fios estão adequadas, se as calçadas estão de acordo com a legislação da prefeitura, se há datas vazia e as condições das mesmas, análise das propriedades( se há lixo, mato, ou se é bem cuidada),se a sinalização de trânsito é adequada, se as ruas comportam o fluxo de veículos que por ali transitam todos os dias, entre outros fatores que os próprios alunos considerem pertinentes ao trabalho.
2º momento: Levar os alunos até o laboratório de informática, se possível, para que possam visualizar uma imagem real do entorno da escola. Orientar os alunos sobre a forma correta de utilização do Google Earth para melhor aproveitamento no trabalho, pois os mesmos deverão escolher o quarteirão a ser analisado.
3º momento: Saída a campo para observação dos quarteirões escolhidos para a coleta de dados.
4º momento: Disponibilizar duas aulas para que os alunos alaborem um relatório contendo todas as informações coletadas no campo com o intuito de descrever os problemas urbanos visualizados pelo grupo e propor possíveis soluções para os mesmos.
5º momento: Apresentação dos trabalhos para o restante da turma. Na conclusão do trabalho cada grupo deverá comparar as ruas analisadas com a rua na qual ele mora, haja vista que o Colégio localiza-se na região central do munícipio.
Avaliação
Este trabalho terá peso 10,0, dividido da seguinte forma:
Comportamento durante o Trabalho de Campo: Peso 2,0
Relatório Escrito: Peso 5,0
Apresentação Oral: Peso 3,0
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